quarta-feira, 18 de janeiro de 2012


O início...


Como se entra neste mundo dos “slot cars”?

Normalmente tudo começa em casa de amigos, ou acompanhando um colega a um espaço onde existe uma pista de “slotcars”.

Aí, recordam-se os tempos de criança: - “Ah, eu tinha uma pista destas em casa!” – afirma-se! Ora bem, uma pista “destas”, normalmente, significa uma oval de 1,5mX1,0m. Entretanto, as recordações começam a avolumar-se e o desejo de “dar ao gatilho” sobrepõe-se a tudo o resto. Pede-se um “punho” e um “carrinho” emprestados ao amigo e dão-se as primeiras voltas na pista.

Agora sim! Que prazer! Afinal é bem melhor do que há trinta ou quarenta anos atrás, em que sentados no chão da sala, os carrinhos andavam horas a fio até ser tempo de jantar! Agora que estamos crescidos e responsáveis – na maioria dos casos – e a pista em que rodamos é muito maior - com trinta ou quarenta metros de perímetro - podemos andar à vontade! ‘’Isto dá mesmo gozo’’! - exclamamos enquanto a mão que controla o punho insiste em não obedecer às indicações dos olhos e às ordens que o cérebro emana! Pelo menos em tempo útil!...

Entretanto, o “carrinho” lá se estatela mais um par de vezes contra as paredes da pista ou contra outro carro que permanece destemidamente em pista na presença de mais um iniciado!

Quando abandonamos o local, passadas normalmente algumas horas e alguns telefonemas da família depois – a quem dizemos que não demoramos - sentimo-nos rendidos! Por isso enquanto vamos para casa, decidimos procurar o velho material, prometendo a nós mesmos voltar no dia seguinte para comprar o primeiro “carrinho”.

É assim que normalmente as coisas começam! Depois, bem... depois... o problema mesmo é... parar! O prazer que retiramos deste passatempo é tão grande, que é comum as pessoas “viciarem-se” rapidamente. E algumas pessoas têm dificuldade em perceber como é possível haver homens crescidos a “brincar com carrinhos”. Pois é: Dêem-lhes a oportunidade de experimentar e eles vão perceber!

Que conselhos podem dar-se a quem entrar neste passatempo? Hoje vamos tentar dar uma ajuda aos meus leitores, aqui no meu espaço, o ‘’bloooooog’’ da Squadra Jabardini. J


1-    Em primeiro lugar, troque informação com quem tenha experiência. Neste meio, normalmente não se recusa ajuda aos iniciados, pelo contrário: os mais experientes ajudam sempre os principiantes.

Como as faixas etárias dos praticantes são variadas não deve ser complicado colocar questões e pedir ajuda aos mais experientes. Mas aqui vai um conselho: ouça sempre mais de uma opinião!... J

2-    Compre um bom punho. A maioria das pessoas que começa no mundo do slot, procura punhos baratos pois não se apercebe da importância deste componente:

Assim como os pneus constituem o elo de contacto entre um automóvel e a estrada, o punho – ou comando, se preferirem -  constitui a peça que liga o piloto ao carro, sendo responsável pelas sensações que este desperta e pelo apuro da técnica de condução.

A oferta começa nos 30,00€ e pode superar os 450,00€. Se por um lado, iniciar-se com um punho mais econômico pode ser suficiente, com a rápida evolução que se espera, é natural que opte por evoluir para um outro que lhe permita evoluir ainda mais.

Opte por marcas reputadas e conhecidas, que ofereçam garantia e assistência técnica.


3-    Encontre a sua linha de orientação. É comum que quem entra neste mundo, desate a comprar carros por impulso. Atendendo ao ritmo a que as novidades são lançadas, esta tendência pode ser ruinosa, levando a uma desmotivação rápida.

Descubra se prefere viaturas de Turismo ou GT’s, modelos de rali ou velocidade, carros contemporâneos ou Clássicos. A oferta é muita, vastíssima e dá para todas as carteiras e para todos os gostos.

Pode comprar carros novos prontos a rodar desde 30,00€ até mais de 60,00€ ou 70,00€. Se optar por modelos de resina de fabricantes artesanais que lançam edições limitadas, os valores podem ser mais elevados.

Uma boa solução é a apresentada por alguns entusiastas e praticantes que criam espaços como este e que disponibilizam modelos usados a preços convidativos para iniciantes ou colecionadores.

Pessoalmente gosto de clássicos. Como não os posso ter todos em tamanho real, lá me vou entretendo com os de escala... Já tive mais de seiscentos carros mas optei por vender muitos que nunca havia usado ou outros que para mim já não têm qualquer utilidade.

Também não tenho carros para por na prateleira. Alguns praticantes compram certos carros para guardar, o que não acontece comigo, independentemente do valor da miniatura, e acreditem que há miniaturas que podem valer várias centenas de euros.

Para mim o slot tem algo determinante: a vertente do modelismo. E uma parte enorme do prazer é andar com os carros, sentir como se comporta e interagir com os outros praticantes. Nem que isso implique rodar com um amigo em carros semelhantes, disputando travagens e abordando curvas explorando o limite dos carros e de nós próprios.

4-    Treine. Vá até à pista da sua preferência e treine. Desenvolva os mecanismos de condução. Descubra os pontos de travagem, apure a técnica de condução e veja onde pode ganhar e onde está a perder tempo. E não se deixe intimidar pelos “pros” que rodam em grande ritmo.

Descubra os limites do carro, da pista e os seus próprios limites. Tente rodar sem saídas de pista sem preocupações com os tempos que faz. Vai ver que com confiança, os tempos começam a melhorar.

Habitue-se ao seu punho e tente ser consistente. Essa é a chave do sucesso e da evolução. De nada servem tempos “canhão” se as saídas de pista forem constantes. É preferível rodar duas ou três décimas de segundo mais lento do que ter saídas de pista.


5-    Entre em competição. Se não tiver conhecimentos que lhe permitam levar a cabo a preparação de um carro, peça ajuda.

Escolha uma classe de que goste e que lhe dê prazer. Se escolher uma classe muito rápida, é natural que desmotive, pois as diferenças de tempo poderão ser assinaláveis.

Uma categoria mais lenta não é necessariamente menos prazerosa. Aliás, normalmente são as categorias mais agradáveis em que há maior prazer de condução e em que é possível apurar a técnica. Tal como as classes mais rápidas, são também extremamente competitivas obrigando a grande empenho dos pilotos.

As atuais classes mais rápidas têm motores com maior atração magnética que permitem rodar em tempos rápidos mas não proporcionando qualquer tipo de prazer em minha opinião, uma vez que basta deixar o efeito magnético fazer o seu trabalho e acelerar em reta para poder rodar. Há técnica, obviamente, mas em minha opinião não proporciona prazer de condução.

Se puder, opte por uma classe que não permita modificações. Dessa forma vai perceber melhor onde tem que apurar a sua condução, onde ganha ou perde para os demais e onde tem que evoluir. Obviamente quem sabe andar bem, vai continuar a andar na frente e a ser mais rápido e quem é iniciado vai continuar a andar lá atrás. Mas as diferenças de tempos não são muito grandes, situando-se nas décimas de segundo e não no meio ou em um segundo

No final, analise a sua performance, verifique em que pontos esteve bem e onde cometeu erros. Analise a sua consistência, e tente fazer melhor na prova seguinte.

6-    Divirta-se e desfrute! O slot é um passatempo e encare-o como tal. Muitos dos praticantes são pessoas comuns que procuram divertir-se, encontrar amigos e andar com os carrinhos.

Outros, apesar de afirmarem só querer divertir-se, quando em prova querem ganhar a qualquer custo, o que é normal pois é uma atividade competitiva.

Por isso analise o seu comportamento e lembre-se: Está aqui para se divertir, para esquecer os problemas do quotidiano, para encontrar os amigos e para ter prazer a conduzir as suas miniaturas. E quem nunca ouviu um comentário de um familiar ou de um amigo em tom mais ou menos jocoso: ‘Então, vais aos ‘carrinhos’, hoje...?’’
Aproveite leve-os consigo e certamente será o responsável pelo despertar do seu interesse!

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